Monday, April 27, 2015

Linguagens de alto nível vs. Linguagens de baixo nível

   Existem dois tipos de linguagens de programação:
  • linguagens de baixo nível
  • linguagens de alto nível

   As Linguagens de Baixo Nível são interpretadas diretamente pelo computador, tendo um resultado rápido, porém é muito difícil trabalhar com elas.
Exemplos destas são:
  • Linguagem binária
  • Linguagem Assembly


   As Linguagens de Alto Nível são mais fáceis de trabalhar e de entender e são, geralmente, em inglês, foram feitas para facilitar a memorização e a lógica.
   Existe um arquivo chamado código-fonte, onde cada palavra é uma instrução e ele será traduzido em linguagem binária e compilado. O compilador gera um segundo arquivo, ao qual chamamos de programa… Este arquivo gerado é interpretado diretamente pelo computador.

Um exemplo de Linguagem de Alto Nível é o programa com que iremos trabalhar, o Visual Basic.

O que é a Programação Informática? E Linguagens de Programação?

A Programação Informática consiste no processo pelo qual um programador escreve, numa linguagem de programação, o código-fonte de um software. Isto é, este código indicará ao programa informático o que tem de fazer e de que forma.
O programador encarrega-se de escrever, verificar, averiguar e manter o código-fonte. 
A programação realiza-se pelo uso de algoritmos, que são sequências finitas, ordenadas e não ambíguas de instruções devendo ser seguidas para resolver um problema.
Uma vez que o programa informático se encontra escrito, deve-se compilar o código para que possa ser executado pelo computador.


Visto isto, pareceu-nos importante esclarecer o conceito de "linguagem de programação".

Chama-se “linguagem de programação” a uma linguagem destinada a descrever o conjunto das ações consecutivas que um computador deve executar. Uma linguagem informática é ,assim, uma maneira prática para nós (humanos) darmos instruções a um computador. 

Ao contrário, o termo “linguagem natural” representa as possibilidades de expressão partilhadas por um grupo de indivíduos (por exemplo o inglês ou o português) que pode sofrer alterações ao longo dos tempos.

Trabalho final de Vídeo

   Como trabalho final da unidade de Vídeo, foi-nos pedido que fizéssemos uma apresentação, através do Youtube, dos trabalhos elaborados no CorelDraw e no Photoshop.
   Aqui está o VÍDEO MAIS ESPERADO DO ANO (nomeado pelas beteca josala):
   As nossas criações!!

https://www.youtube.com/watch?v=8EFz6cL2BiI

   Esperamos que gostem!!!!

Monday, April 13, 2015

Call Center na Aula

   Na aula de hoje, o nosso trabalho foi a gravação de som através de diferentes programas áudio. Neste contexto, a Teresa foi trabalhar para um call center e, por mera coincidência, o telemóvel da Catarina teve uma pequena avaria electrónica. 
   Gostámos muito da experiência e esperamos que as próximas aulas sejam do mesmo género!



Wednesday, April 8, 2015

O que é o áudio digital?

   O áudio digital consiste na representação digital de uma onda sonora por meio de código binário. Isto é, quando se trata de áudio digital, a representação de um sinal áudio não é directamente análoga a uma onda sonora. 
   Em vez disso, o valor do sinal é amostrado em intervalos regulares, por um conversor analógico, para digital  (ADC- Analog to digital converter), que produz números (dígitos) que representam o valor de cada amostra. Este fluxo de números representa o sinal de áudio digital, o qual pode ser guardado/editado num computador e transmitido pela rede informática, se assim o pretendermos. 
   Para podermos ouvir um sinal de áudio digital, temos de convertê-lo num sinal analógico através de um conversor digital  (DAC- Digital to analog converter)). 




O que é o som?

   Todos os fenómenos sonoros estão relacionados às vibrações dos corpos materiais. Quando escutamos um som, isto ocorre pois um determinado corpo está a vibrar, produzindo-o. Quando falamos, o som é emitido pela vibração das cordas vocais; quando batemos num tambor com um pedaço de madeira ou com a própria mão, fazemo-lo vibrar, produzindo um som; quando as cordas de um violino se movimentam, elas vibram e emitem sons.



   Todos esses exemplos de corpos materiais são fontes emissoras de som, pois quando vibram emitem sons que se propagam no meio material, ou seja, no ar. Esses sons entram no nosso ouvido, provocando sensações sonoras.


   O som é uma onda longitudinal, que só se propaga em meios materiais (sólidos, líquidos ou gases) e que tem frequência, a qual está compreendida na faixa entre 20 hertz e 20 000 hertz. Ao contrário do que ocorre com a luz, o som não pode se propagar no vácuo, ou seja,se não existir um meio material entre o corpo que vibra e o nosso ouvido, o som não se propaga.






Última Etapa!!

   Com o início deste 3º período, começamos a ver a luz ao fundo do túnel.  Daremos o nosso máximo para acabar este ano em grande!!!!
   Neste último capítulo, iremos estudar o som e as suas propriedades e esperamos dar-vos música!